10 ideias de como usar tapete na decoração


Muita gente ainda não se sente seguro em decorar a casa com tapetes. Isso porque os tapetes são peças essenciais em quaisquer ambientes. Trata-se de um artigo que demonstra conforto aos ambientes. Um ambiente aconchegante faz com que as pessoas se sintam acolhidas, sem sentir vontade de deixar o cômodo.

Os tapetes são usados em diversos ambientes. Com qualquer tipo de piso, que pode ser de madeira, frio – em porcelanato ou mármore – ou até mesmo cimentos queimados, os tapetes se destacam muito bem.

Pode ter utilidade em salas de jantar, a partir de uma proposta que tenha espaço e caráter decorativo no ambiente. Acompanhe as ideias essenciais para utilizar o tapete na decoração:

  1. O tapete é o último item decorativo a ser escolhido

Decore, primeiro, a casa toda, todos os cômodos. Logo, há a possibilidade de avaliar o projeto sem que possa cometer exageros. Exemplo disso é se o sofá tiver colorações diversas ou estampas, os tapetes devem ser lisos e neutros, ou vice-versa.

  1. Utilize o tapete como uma obra de arte

Se há a pretensão de valorizar a peça, é importante que ela seja tratada como uma obra de arte e destaque uma beleza sem igual. Assim, o projeto de decoração pode iniciar daí.

  1. Atente-se ao cômodo

Os tapetes são muito bem-vindos em ambientes como a sala de estar, os quartos e banheiros. Já na sala de jantar é preciso de um cuidado maior, principalmente para que não enrosquem nos pés de cadeiras ou que possa sujar com alimentos.

  1. Combinação do piso

Os tapetes combinam com uma diversidade de pisos, exceto com carpete. Por isso, evite a utilização da peça com esse tipo de piso.

  1. Quantidade de tapetes

Quem deseja preencher a sala com mais que um tapete, é importante atentar-se as alternativas de estampas. Investir com discrição é a dica essencial. Muita informação traz um visual feio para o ambiente.

  1. Harmonia

Os tapetes devem ter uma harmonia com os tons que restam pelo ambiente como um todo.

  1. Tipo do tapete

Tapetes em modelos com muito pelo, por exemplo, destacam-se pelo caráter aconchegante para as salas de estar ou quartos.

  1. Sintéticos

As alternativas em fibras sintéticas se destacam com maior resistência. Atente-se aos moradores da casa, pois aos alérgicos, os tapetes sintéticos ou que disponibilizem tratamento antiácaros são ótimas escolhas.

  1. Tapetes em casas com crianças e animais domésticos

Quem possui animais domésticos e crianças pequenas em casa, podem fazer uso de tapetes com cores mais escuras, que conseguem fazer o disfarce de sujeiras e afins. Dessa forma, o resto da casa deve ser decorado com cores neutras e claras, para dar um contraste e sensação de amplitude da casa.

  1. Cuidado com idosos

Se a casa é de idosos, o cuidado deve ser ainda maior em relação aos tapetes. Estes não podem permitir que as pessoas caiam ou tropecem em virtude de suas disposições pela casa. Boas ideias são fitas antiderrapantes embaixo dos tapetes. Banheiros, por exemplo, devem ter tapetes em borrachas ou texturas com antiderrapantes.

Antes, muita gente escolhia carpetes para decorar a região mais íntima do lar. Atualmente, esse hábito mudou e os tapetes são peças fundamentais para a decoração das casas.

Escolha sempre modelos que não causem alergias e que produzam o efeito do aconchego. Esse é o principal critério dos tapetes.

Se você dispõe de terraços, os tapetes também podem ter utilidade, sendo que é preferível que este ambiente seja fechado com vidros ao redor, garantindo a visão da decoração.

Corredores e halls são bem decorados com tapetes. Mas não esqueça: use antiderrapantes para garantir a segurança de todos da casa.

Seja o primeiro a avaliar!


Adicionar aos favoritos

10 mai 2018


Anuncie